Caraíva, vilarejo mais antigo do Brasil

Atualizado: Fev 28

Já ouviu falar de Caraíva? Um vilarejo construído à beira do rio, com suas ruas de areia e construções coloridas, situado na Costa do Descobrimento, em Porto Seguro. Amada Bahia!


Se você ainda não conheceu esse lugar mágico, entenda o porque de você programar a sua viagem o quanto antes para lá!

Por que conhecer Caraíva?


Quantas vezes você já se perguntou se realmente valia a pena programar sua viagem para algum lugar? Para Caraíva não tem erro: se é um lugar de paz e sossego que você precisa, aqui você desacelera e relaxa, sem sombra de dúvidas!

De estrutura simples, mas com pousadas e restaurantes de muita qualidade, a vila tem opção para o dia, para tarde e noite. O clima e energia é o mesmo: pé na areia, amendoeiras na beira da praia, banho de rio, céu salpicado de estrelas e música ao vivo a noite (seja no Beco da Lua ou no Forro do Pelé)!



O que fazer na Vila?

Além dos bares e restaurantes, há dois programas básicos para fazer em Caraíva. Curtir o rio ou curtir o mar.

Mas antes de chegar no mar ou no rio, fique de olho no charme das casas de Caraíva, nas pinturas nas fachadas (uma das artes mais graciosas é da Duca, que também prepara refeições veganas) e no artesanato local.

Passeio de buggy para a Praia de Corumbau

Na Praia de Corumbau você vai encontrar um mar com muitos tons de azul, água quentinha e barracas na sombra para poder curtir o dia inteiro. O trajeto até lá é feito de buggy. Sente em um dos restaurantes de frente pro mar e aproveite o dia por lá.


Descer o Rio Caraíva de boia


O passeio de boia pelo Rio Caraíva é super tradicional na vila. É tão famoso que criaram o Carnaboia, que acontece na época do carnaval (janeiro e fevereiro são épocas de alta na vila).

A descida de boia é um passeio contemplativo e calmo. Muitas pessoas pensam que será uma aventura radical, mas não é bem assim. As boias são levadas pela correnteza do rio bem suavemente até chegar no encontro do rio com o mar. Durante esse tempo, acomode-se em sua boia, relaxe, curta e admire!


Água doce e água salgada

Em Caraíva você pode escolher se quer tomar banho de rio ou de mar. Na ponta de areia, onde acontece o encontro do rio Caraíva com o mar, várias cadeiras e cabanas simples de palha e madeira das barracas servem bebidas e petiscos para os turistas que passam o dia por lá. De lá também é  possível apreciar um lindo por do sol.


Opções para fazer a noite


Para sair a noite, opções não vão faltar. Nada melhor pra começar a noite do que o Beco da Lua. Um lugar animado, com várias opções de comidinhas, bebidas e música boa rolando. O dia de MPB é maravilhoso! O cantor é ótimo e o repertório é sensacional. De Cazuza a Marisa Monte, passando por Kássia Eller, Gil, Simonal, Raul Seixas, entre outros. Para quem gosta de forró, a noite ferve por lá no Forró do Pelé ou no Forró do Ouriço, que revezam a noite em Caraíva. E como o vilarejo é isolado (já povoado por índios, hippies e agora turistas), o clima liberal prevalece. Muita gente bonita e descolada circula por lá.

Dicas

Dinheiro: lá não tem banco, e vários estabelecimentos não aceitam cartão. A boa é fazer as contas e levar mais ou menos o dinheiro todo que você pretende gastar. Alguns restaurantes possuem máquina de cartão, mas, como a queda de luz é constante, não dá para contar muito com isso.

O que levar na mala: Caraíva é muito roots, aquele tipo de lugar pé na areia, praia o dia todo e noites descontraída. Na sua mala deve ter apenas: chinelo, muitos bikinis, roupas leves, protetor solar, repelente e chapéu. O sol é forte galera, é bom se proteger! (Ah, e não se esqueça do repelente, vai saber se os mosquitos sentirão uma atração por você e irão ficar na sua...)

Caminhada: para quem curte caminhadas, experimente conhecer a Praia do Satu! Está bem próxima da Vila, em um percurso de aproximadamente 1h. Vá bem cedo para evitar pegar Sol forte na caminhada ;) Aproveitem essas dicas e curtam o melhor que Caraíva tem à oferecer. A Blue tem duas futuras datas: 06 a 09 de janeiro e Semana Santa!Como sempre, um pacote delícia com até 10% de cashback para você continuar viajando mais e investindo menos!

Até a próxima matéria do Blue Coffe, e quem sabe, até Caraíva!

Fotografias: Stella Ulhoa

Texto: Rayssa Rycatto e Pamela Nogueira

237 visualizações
Arara.jpg

BLUE TRIP

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Planalto

Vila Velha

Espírito Santo, Brasil

Telefone: (27) 30721808

Whatsapp: (27) 99601-2082

reservas@agenciabluetrip.com

COMERCIAL

bluetripcomercial@gmail.com

(27) 99623-6985