Aproveite a CHAPADA DOS VEADEIROS

Atualizado: Mar 5

Viajar para um lugar que sempre sonhamos ou que ficamos deslumbrados ao ver fotos, é ainda melhor, não é mesmo?!


Já conhece ou tem vontade de conhecer a Chapada dos Veadeiros? Hoje vim falar para vocês um pouquinho sobre lugares para visitar, onde comer, e o que não pode deixar de fazer quando desbravar o local!


O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um paraíso natural localizado no estado de Goiás, no meio do cerrado brasileiro. Recheado de trilhas, poços cristalinos e cachoeiras exuberantes, a Chapada é conhecida pelos deslumbrantes desfiladeiros e formações de cristais de quartzo.

Além da paisagem linda e exótica do cerrado, o lugar é envolto de misticismo. Dizem que a Chapada está situada sobre uma placa de cristal de quartzo, uma das formações geológicas mais antigas da Terra, o que lhe confere uma vibração energética especial. Além disso, passa por ali o paralelo 14, a mesma linha imaginária que corta a lendária Machu Picchu, no Peru. Reforça ainda mais o misticismo que cerca o local!

O que visitar

Quando falamos dos locais para se conhecer na Chapada, com certeza queremos ir em todos! A Chapada é cheia de opções, mas aqui vão alguns lugares que você tem de por na sua lista:

1. Cachoeira Almécegas I e II

Porque conhecer: Está entre as cachoeiras mais lindas da Chapada dos Veadeiros. O poço é bem fundo e somente indicado para quem sabe nadar. Para quem não sabe, vale a contemplação, ainda assim imperdível, ou curtir as piscinas naturais no alto da queda. O rapel também por lá é uma atividade recomendada.


Nível de dificuldade da trilha: Médio. A trilha é cansativa por causa do desnível até a base da cachoeira, porém não há grande dificuldade.

2. Vale da Lua

Porque conhecer: É um do pontos turísticos mais famosos e únicos dentro do que fazer na Chapada dos Veadeiros. A paisagem, que lembra a superfície lunar e possui diversos túneis escavados nas rochas, é impactante. O rio corre por entre as rochas de milhões de anos e forma piscinas naturais e duchas (melhores na época das secas).


Nível de dificuldade da trilha: Fácil (900 metros de trilha). Cuidado redobrado na hora de se aproximar dos buracos nas rochas.

3. Santa Bárbara

Porque conhecer: A cor e o cristalino das águas dessa cachoeira provavelmente será o mais impressionante entre as opções de o que fazer na Chapada dos Veadeiros. Um dos lugares mais procurados pelos turistas, a Santa Barbara certamente impressiona! Situada em Cavalcante, na região Kalunga, também divide a sua beleza com a Santa Barbarinha.


Nível de dificuldade da trilha: Fácil. A trilha é aberta, leve protetor solar, além de repelente e água.

4. Mirante da janela

Porque conhecer: O visual do mirante é sensacional, com vista para os saltos do Rio Preto. É um dos principais cartões postais da Chapada, e durante o passeio avistamos muitas plantas, pássaros, flores coloridas e o céu mais incrível do país, até chegar na formação rochosa que é uma janela natural para contemplação.


Nível de dificuldade da trilha: Pesado. Uma das trilha mais difíceis da Chapada, bem cansativa por causa das subidas, das pedras e alguns trechos mais perigosos.

5. Cachoeira das Loquinhas

Porque conhecer: Dentre o que fazer na Chapada dos Veadeiros, esse é um dos passeios mais próximos e fáceis de chegar, fica bem pertinho de Alto Paraíso. As 7 cachoeiras e poços são pequenos, mas com água cristalina!


Nível de dificuldade da trilha: Fácil (menos de 1 km, feito todo em passarelas de madeira suspensas).

6. Capivara

Porque conhecer: A cachoeira fica no Engenho II, reserva dos Kalungas (maior reserva de quilombolas do Brasil. Além de ser ótima para banho, da para aproveitar tranquilo e curtir a paisagem exuberante que a cerca.


Nível de dificuldade da trilha: O Quilombo fica a 30km de Cavalcante e a estrada é de terra. Nível: Leve a moderado.

Onde comer



















Cultura Quilombola no Encontro de Culturas

Em Cavalcante, o Rancho Kalunga! E o que não pode deixar de fazer é provar a galinha caipira de lá. Por um valor que pode variar, mas que gira em torno de R$ 30, buffet livre. Tem galinha, peixe, arroz, feijão, aipim frito, abobora, legumes, saladinha e outras opções deliciosas.

Atrativos à noite

Em Alto Paraíso (onde ficaremos hospedados nos feriados de 2020), a oferta de bares é grande e também ficam agitados nas noites de movimento turístico.


As duas principais bases da Chapada são também as que oferecem mais opções de "baladas". Não espere casas noturnas grandiosas! Haha! O que reina na Chapada são os bares charmosos regados a música ao vivo ou boa trilha sonora, sempre acompanhados de cerveja gelada ou taças de vinho que ajudam a aquecer nas noites frias. Muitos restaurantes oferecem fogueiras, lounges ao ar livre e almofadas convidativas a um romance inesperado.

O que levar

O clima da Chapada dos Veadeiros varia muito. De manhã pode fazer aquele sol de escaldar, e a noite a temperatura cair, ainda mais por estar envolto de toda essa natureza. Segue essa listinha que vai dar tudo certo:

Repelente (MUITO REPELENTE)

Protetor solar

Tênis + Meia

Toalha

Squeezer de água

Casaquinho

Roupas de banho

Chinelo

Roupas confortáveis para trilha

Mochila para trilha

Chapéu ou boné para proteger do sol

Quando ir

A Blue tem viagens programadas para o Feriado de Tiradentes e Corpus Christi, de 2020. Você investe em uma viagem deliciosa e ainda ganha até 10% de cashback!Nossa equipe fará de tudo para que seja uma viagem inesquecível!

Lembre-se: Não leve nada além de fotos; não deixe nada além de pegadas; não mate nada além de tempo.



Texto: Rayssa Rycatto e Pamela Nogueira

0 visualização
Arara.jpg

BLUE TRIP

logo-whatsapp-png-branco-5.png

Telefone: (27) 30721808

reservas@agenciabluetrip.com

Praia de Itaparica, Vila Velha

Espírito Santo, Brasil