top of page

Como não surtar na quarentena!

Difícil?! Não é para tanto!

A atualidade nos obriga a desacelerar, se acalmar e olhar para dentro! A parte mais difícil talvez seja olhar para dentro. Mas, calme, nem tudo está perdido. São tempos de resgatarmos nossos valores e lembrarmos do quanto somos frágeis. Essa fragilidade nos leva a perguntar: o que eu realmente estou fazendo aqui nesse mundão?

Estamos aqui para aprender e evoluir. E tudo isso apenas é possível buscando sabedoria e oferecendo ao outro o que gostaríamos de receber em troca. Tudo é troca! Tudo é recompensação daquilo que já emanamos. Não surta nessa quarentena, você também pode ajudar aos outros cuidando da sua própria mente. Algumas dicas da Jovem Pam (Pamela Nogueira, no caso):

ESTABELEÇA ROTINAS PARA O SEU DIA

Algumas pessoas já trabalhavam em casa, então a adaptação a quarentena não ficou tão complicada assim. Aos que mudaram a sua rotina de trabalho, mantenha-se trabalhando dentro dos horários antigos e busque fazer algo que te evolua nas horas de folga. Por exemplo, aprender uma habilidade nova. Programe o seu dia e se ocupe com atividades que te dão prazer!


COZINHE - eu mando muito mal, mas estou tentando!

Estou me especializando em fazer biscoitos sem açucar! (kkkk). A primeira leva ficou com muita manteiga, a segunda com pouca. Amanhã assarei a terceira e vai ficar delicioso, porque um é pouco, dois é bom e três já é demais. Vejam só essas duas receitas:

  • 2 bananas nanicas maduras

  • 1 xícara de flocos de aveia, de quinoa ou de amaranto

  • 2 colheres de sopa de uvas passas sem sementes, coco ralado ou frutas secas picadinhas (opcional)

  • 2 colheres de sopa de nozes, amêndoas, castanhas picadas ou outras oleaginosas (opcional)

  • 1 colher de chá de canela em pó (opcional)

Amasse as bananas com um garfo e misture os outros ingredientes até obter uma massa bem integrada. Em uma assadeira antiaderente ou untada com um mínimo de azeite, coloque montinhos de pouco menos de 1 colher de sopa da massa, com 1 dedo de distância entre eles. Não deixe-os muito altos para que assem bem e fiquem mais sequinhos.

Leve a assadeira ao forno pré-aquecido, em 180ºC, por mais ou menos 20 minutos. Quando os cookies estiverem dourados, desligue o forno e deixe-os esfriarem lá dentro.

(Ainda não testei essa, vou tentar e mostro pelo storie do nosso instagram!)


Agora, essa aqui embaixo, eu cometi alguns deslizes, hehe. I DONT KNOW HOW! BUT, não estamos aqui para julgar ninguém.

  • 5 xícaras de farinha (eu coloquei farinha integral)

  • 1 xícara de amêndoas moídas (confesso que apenas triturei. Junto com nozes, chia e linhaça)

  • 300gr de manteiga (kkkk, tá... sei lá quanto que eu joguei de manteiga na primeira e segunda tentativa)

  • 2 ovos (na primeira joguei 2, na segunda joguei 3, para uma quantidade variada de manteiga, rs)

  • 1/2 colher de sopa de adoçante (coloquei nada de adoçante)

Eu misturei banana nessa massa também. Prata, rs. Eu não tinha a nanica. Os biscoitos não ficaram de todo horrorosos, no final, deu para comer. Acompanhados de café / iogurt / creme de cacau adoçado com xilitol. Cozinhar é uma arte! Para mim, bem abstrata.


APRENDA UMA MÚSICA NOVA

Tenho um violão que fica aqui parado e costuma ter sua vida útil quando outras pessoas que são dotadas de talentos musicais me visitam e o procuram. É um bom violão, e confesso que toco muito pouco. Fico superfeliz quando encontro uma cifra fácil de uma música que gosto. Aos amantes de instrumentos musicais, que tal entrar no site do Cifra Clube e aprender uma canção nova? Aceito serenatas!


PINTAR/DESENHAR/ESCREVER

Crie conteúdo e explore o seu lado criativo. A Letícia tem vários quadros de desenhos colados na parede do quarto, de própria autoria. Já eu, coleciono poemas e textos que costumo escrever no instagram "@eutoseminsta". Deixo alguns poemas, e estou utilizando meu tempo livre para voltar a atenção em uma biografia bem ''gospel'', que conta todas as experiencias espirituais que tive ao longo dos anos. Isso tem me levado para mais perto de Deus e me lembra de que, em todos os momentos, ele cuidou de mim mesmo quando eu não prestava atenção. Isso tem deixado a minha mente mais tranquila, sabendo que, mesmo em todo esse caos, existe um Ser indescritível que tem o controle de tudo!

Segue lá e compartilhe comigo algumas experiencias suas também, vou amar ouvir e me edificar!


MEDITAR

Por nenhum só momento o nosso cérebro deixa de funcionar. Os pensamentos acabam nos sufocando, às vezes. Essa é a hora de "desligarmos" a nossa mente um pouco. Ontem, no dia 22 de março, caía uma chuva gostosa fora do quarto e aproveitei o barulho relaxante para meditar. Mantive-me concentrada apenas na chuva que caia, no barulho que a água fazia em contato com as árvores do quintal, com o telhado e no chão. Resultado: dormi igual um bebê com sono e me senti menos agitada quando acordei. Ler um pouco antes de dormir também faz muito bem! Em outro post, darei algumas dicas de leitura!


CURSOS ONLINE

Está em jogo se profissionalizar nessa quarentena! A Escola Virtual da Fundação Bradesco (https://www.ev.org.br/Cursos), por exemplo, está oferecendo mais de 80 cursos gratuitos durante o período de isolamento pelo coronavírus.

Áreas: Administração, Desenvolvimento Pessoal, Educação e Pedagogia, Idiomas e Informática (todos com direito a certificado).

A Udemy também está oferecendo dezenas de cursos gratuitos para o período de quarentena.

Áreas: Comunicação, Negócios, Programação, Marketing, Comportamento, Vendas, entre outros.


JARDINAGEM

Gente, como adoro plantinhas! Nosso quintal já conta com uma mangueira, pé de cajá, coqueiro, laranjeira, pé de maracujá, de romã, de carambola, de acerola, um pé de café, alguns temperos para cozinhar e fazer chá, algumas roseiras e outras plantas ornamentais. Ah, tem alguns pés de banana também, cactos e suculentas. Eu sofro com as suculentas, a maioria morre afogada, rs. É gostoso demais cuidar das plantinhas, e sempre um desafio quando vejo uma delas precisando de um pouco mais de cuidado. Que Deus tenha as suculentas... Aproveite para fazer uma horta para suas receitas, e, caso não tenha espaço, procure como fazer uma horta vertical! Se a sua casa ou apartamento não pega muito sol, aproveite para cultivar plantas que não precisam de tanta iluminação. Além de fazer bem ter plantinhas em casa para purificar o ar, elas deixam o ambiente muito mais agradável.


CRIE PLAYLISTS DE SENSAÇÕES NO SPOTIFY