ILHAS PITUÃ E ITATIAIA - ENCONTROS DO BLUE COFFEE

Quem passeia pela orla da praia de Itapuã consegue avistar, de longe, as ilhas Pituã e Itatiaia. Localizadas em Vila Velha, esses dois paraísos são de fácil acesso: possível ir de barco ou, para os que são bons nadadores, a nado. Para quem quer curtir a natureza, é um programa imperdível!


O ideal é chegar cedo, com a ilha mais vazia e curtir umas horinhas por lá. Você pode observar as mudanças da maré, que divulga diversas faces do lugar. Com a maré seca, dá para ver cantinhos e animais que normalmente se escondem em baixo da água. E, quando o mar começa a subir, piscinas naturais se formam, ideais para quem pratica esnórquel. A água quase sempre está transparente! É sempre bom monitorar o vento nas visitas: quanto menos vento, menos o fundo do mar é mexido!



O arquipélago das Ilhas Itatiaias são formadas por um conjunto de sete ilhas, sendo a maior (conhecida como Boqueirão) a mais visitada. Fica localizada em frente à Praia de Itapoã, próximas ao começo da Praia de Itaparica e a uns 500mt da Ilha Pituã. Os barcos que levam para o arquipélago também levam para a Ilha Pituã.


Se você é um explorador por natureza, vai adorar mergulhar para ver os vários animais marinhos diferentes! Nas ilhas há muitos siris, estrelas do mar, ouriços, corais e peixes – alguns peixes são bem grandes! Mergulhando a 2 ou 3 metros já é possível ver uma boa diversidade. Assim que entramos na água eles se escondem, mas é só ter um pouco de paciência que aos poucos eles vão reaparecendo. O tipo de vida marinha que você vai encontrar, vai depender da época do ano.


Distância entre as Itatiaia e a costa: 800mt a 1km de distância da areia.

Distância entre a Pituã e a costa: 200mt de distância da areia.


O que levar para Ilhas

O que levar irá depender do tempo que programou para ficar lá e o que tem costume de comer. Mas alguns itens são essenciais, como:

  • Água;

  • Comidas leves;

  • Canga/toalha;

  • Guarda-sol;

  • Protetor solar;

  • Óculos de sol;

  • Chapéu;

  • Câmera fotográfica.

  • Saco de lixo;


É muito importante não deixar lixo no local e preservar a região. Lá estão diversas espécies marinhas importantes que, assim como todo organismo da natureza, precisam ser preservadas e respeitadas. É a casa deles, não a nossa! Lembrem-se, também, de que não devem pegar as estrelas do mar na mão, nem as retirar da água só para tirar foto com elas! Os ouriços, e todas as outras espécies também entram nessa regra,


Preservação

As ilhas são a casa de muitas espécies de plantas e animais. E é tanta beleza e vida que alguns cuidados são necessários.  É simples, e não vai cair o seu braço se você:


  • Não fizer fogo, mesmo com uso de lenha ou carvão trazidos do continente;

  • Não cortar nem danificar por outras formas a vegetação;

  • Não acampar;

  • Não deixar lixo ou quaisquer materiais estranhos ao ambiente;

  • Não introduzir plantas e animais exóticos;

  • Não levar animais domésticos e nem plantas do local;

  • Não perturbar a fauna residente ou migratória.


O desembarque nas Ilhas Itatiaia fica proibido durante aproximadamente seis meses, geralmente entre abril a outubro, que equivale ao tempo de reprodução das aves marinhas que buscam abrigo na ilha <3


Como chegar

Chegar até as ilhas Pituã e Itatiaia é tarefa simples para quem está em Vila Velha ou em Vitória. Se você vem da capital, é preciso atravessar a Terceira Ponte e ir em direção a Itapuã. De carro, o único problema é encontrar lugar para estacionar na orla ou nos primeiros quarteirões, por isso, quanto mais cedo melhor.

De ônibus, saindo de Vitória é preciso ir até o Terminal de Vila Velha. Uma vez na região, você pode pegar as linhas 611, 615 e 650 e pedir ao cobrador para lhe informar o ponto mais perto de saltar.

Os barcos que levam as Ilhas ficam na curva de Itapuã, bem em frente aos pescadores.



SOBRE OS ENCONTROS DA BLUE NAS ILHAS PITUÃ E ITATIAIA

Nosso verão foi bastante chuvoso e tivemos muita incidência de ventos. Em duas datas onde tentamos visitar as ilhas para Por do Sol e Nascer da Lua Cheia, tivemos que remarcar devido as complicações climáticas. Teremos uma nova data prevista para abril, ou assim que a situação do Corona se estabilizar.

A ideia é apreciarmos o nosso litoral de outro ângulo, ao som de um bom violão, assistindo o pôr do sol e apreciar um pouco do céu no cair da noite. O banho de mar não é descartado!

Vamos acompanhando as notícias e observando o decorrer dos dias. Para quem já quiser ficar na lista, basta nos comunicar!


Valor por pessoa: R$25,00

Travessia de ida e volta, feita de barco!


Nos vemos em breve,

Deus no controle de tudo!


Equipe Blue Trip

88 visualizações
Arara.jpg

BLUE TRIP

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Planalto

Vila Velha

Espírito Santo, Brasil

Telefone: (27) 30721808

Whatsapp: (27) 99601-2082

reservas@agenciabluetrip.com

COMERCIAL

bluetripcomercial@gmail.com

(27) 99623-6985