PENÍNSULA DE MARAÚ: O paraíso desconhecido

Já se imaginou em um lugar com quilômetros de praias desertas, águas claras em tons de verde e azul, peixinhos nadando livremente, o barman te entregando um drink de frutas regionais e o sol da Bahia aquecendo seu corpo, enquanto rola um papo descontraído com pessoas super divertidas?


Na minha primeira viagem para a Península de Maraú, em outubro de 2019, eu jamais imaginei que seria assim e foi positivamente surpreendente!


A Península de Maraú não é o destino mais conhecido da Bahia pelos turistas, tão pouco está no top 10 dos destinos mais procurados, por enquanto. Por isso, conseguimos aproveitar lugares paradisíacos sem muita lotação, com valores acessíveis e o sossego que nós merecemos. E para provar que voltaremos, te dou data, mês e ano: 14 a 18 de outubro de 2020. Anota aí na sua agenda, que no final dessa matéria, com certeza você vai querer conhecer!

Foto: Pôr do Sol em Barra Grande. Fonte: Retirada da internet.


COMO CHEGAR

Ônibus com a Blue Trip - Consideramos a melhor opção! Saindo do Espirito Santo, teremos aproximadamente 13 horas de viagem até o porto de Camamu. Como conforto é super importante, nós vamos com um ônibus Double Deck Leito Total, da Marlim Azul Turismo e faremos duas paradas durante o trajeto. Chegando no porto, fazemos a travessia de escuna e voltamos de lancha rápida.


Via aérea - Os aeroportos mais próximos são o Aeroporto de Ilhéus (IOS) e o Aeroporto Internacional de Salvador (SSA). Do aeroporto, você consegue reservar um translado para chegar até o destino final.

Carro - Se optar por ir de carro, saindo do Espirito Santo, a viagem pode ser bem cansativa para ir dirigindo, devido a distância. De qualquer forma, se for optar pela aventura, recomenda-se ir com um carro 4x4. As estradas não são pavimentadas e de difícil acesso e a vila com ruas de areia.


Barco ou Lancha rápida: Há uma opção de parada no porto de Camamu, onde tem saída de translado diários tanto de barco, quanto de lancha rápida. O percurso de barco é mais econômico, porém dura cerca de 1 hora e meia até o destino final. Já a lancha rápida te leva em apenas 20 minutos.

Fotos: Terminal Hidroviário de Barra Grande. Fonte: Fotos retiradas da internet.


HOSPEDAGEM

Em uma viagem para a Península de Maraú, o mais interessante é ficar hospedado em Barra Grande. A vida noturna é movimentada, com uma grande quantidade de pousadas, bares, restaurantes e mercados. As ruas são de areia, em um tom convidativo para você desacelerar. Vemos poucos carros transitando, em sua maioria são Jardineiras ou carros 4x4 para passeios.

Foto: Barra Grande/BA. Fonte: Imagens retiradas da internet.


Uma das grandes surpresas para mim na viagem, foi a pousada escolhida. A Pousada Meu Sossego encanta desde a sua entrada até a chegada nos quartos. O posicionamento dos quartos é bem interessante, foi pensado para o hóspede ter silêncio e privacidade. As camas e travesseiros são confortáveis, a limpeza é diária e bastante variedade no café da manhã.

Fotos: Pousada Meu Sossego. Fonte: www.meusossego.com


O QUE FAZER?

Há infinitas opções de passeios para fazer em sua viagem. Alguns valem a pena, outros são muito distantes para pouco tempo de permanência ou diversão. Mas para te ajudar, selecionei os locais que você não pode deixar de conhecer e faremos dentro da nossa programação!


ILHAS PARADISÍACAS EM TAIPU DE DENTRO


As Ilhas de Barra Grande ficam na Região de Taipu de Dentro. Para aproveitar mais a viagem, nós teremos o passeio incluso no pacote e faremos no primeiro dia, durante a travessia de Camamu para Barra Grande, na escuna Flor de Candeias, com uma estrutura ótima e atendimento de primeira. Cada local tem uma beleza única de tirar o fôlego! Recomenda-se a fazer o passeio com a maré baixa, onde as ilhas ficam mais visíveis e a água mais clara.

Fotos: Escuna For de Candeias. Fonte: Bora! Fotografias. Retirado da internet.


Os locais visitados são: Ilha do Goió, Campinho, Ilha do Sapinho, onde geralmente é feita a parada para almoço, e a Ilha da Pedra Furada, conhecida também nos passeios opcionais quando vamos para Morro de São Paulo e Ilha de Boipeba.

Fotos: Passeio das Ilhas Paradisíacas. Fonte: Imagens retiradas da internet.


PISCINAS NATURAIS DE TAIPU DE FORA


A praia de Taipu de Fora é lindíssima e uma das mais conhecidas da região! São quilômetros de extensão de areia clara, muitos coqueiros e um mar azul esverdeado sem igual. É importante acompanhar a tábua de maré para fazer esse passeio, quanto mais baixa a maré estiver, mais piscinas naturais são formadas.


O passeio é oferecido como opcional no nosso pacote, ele é feito com um veículo bem usual dentro da região, a Jardineira. A empresa responsável pelo nosso translado é a Nego de Luxo, os meninos da equipe são super competentes e bem simpáticos. O translado tem um custo de R$30,00 ida e volta (valores sujeitos a alteração).

Foto: Piscinas Naturais de Taipu de Fora. Fonte: Imagens retiradas da internet.


Uma dica bem legal para aproveitar mais o local, é levar o seuSnorkel e Pé de Pato para fazer mergulho de flutuação. Há uma variedade grande de espécies nos corais e com a água cristalina, a experiência é memorável. Caso você não tenha esse material, há pontos de aluguel na própria praia, vale a pena!

Foto: Mergulho de flutuação nos corais. Fonte: Imagens retiradas da internet.